fbpx
Workshop Satélite 4

Inicio / Workshop

[WS4]
PHDA nos adultos: guia prático na consulta.

Com apoio:

Image
Resumo

A perturbação de hiperatividade/défice de atenção (PHDA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento relativamente frequente, caracterizada por 3 sintomas nucleares: inatenção, hiperatividade e impulsividade. Tem uma prevalência em crianças e adolescentes de cerca de 5.3% e de 2.5% na população adulta, com uma persistência de sintomatologia na idade adulta em cerca de dois terços das pessoas.

Existem taxas elevadas de comorbilidades psiquiátricas associadas (por exemplo, depressão, ansiedade ou abuso de substâncias) e percursos de vida mais desfavoráveis (mais acidentes de carro, mais divórcios e mudanças de emprego mais frequentes) do que em adultos sem PHDA. Assim, é fundamental um diagnóstico correto e a elaboração de um plano terapêutico individualizado que tenha em conta a expressão heterogénea de cada indivíduo.

Dada a cronicidade da perturbação, é importante que exista um entendimento entre o profissional de saúde e o utente sobre o plano terapêutico a seguir. As orientações clínicas recomendam que o tratamento seja iniciado quando os sintomas de PHDA causem disfunção em várias esferas da vida da pessoa (ex.: trabalho, relações inter-pessoais).

Este workshop focar-se-á nas estratégias de diagnóstico e tratamento úteis na avaliação e orientação do adulto com PHDA durante a consulta.

Informações.

Data

23/04/2020

Horário

14:30 - 17:30

Local

Escola Superior de Enfermagem do Porto

Inscrições limitadas

Nº máx.: 30

Formadores.

Diana Pereira
Diana PereiraMédica interna do 5º ano de Formação Específica em Psiquiatria
Membro da equipa médica da consulta de PHDA do Adulto no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL).
Pós-Graduação em Sexologia e Terapia de Casal e Terapia Cognitivo-Comportamental e Mindfulness.
Tem desenvolvido a sua atividade clínica em várias áreas, nomeadamente na Esquizofrenia e Perturbações do Comportamento Alimentar, área onde tem realizado alguns trabalhos de investigação. É também membro da equipa de docentes do módulo de Psiquiatria na empresa Academia da Especialidade.
André Ponte
André PontePsiquiatra
Membro da equipa médica da consulta de PHDA do Adulto no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL). Assistente livre da Clínica Universitária de Psiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental. Tem desenvolvido a sua atividade clínica com especial foco nas áreas da PHDA do adulto e Perturbações do Sono.
Membro da Comissão de Organização Local do 7th World Congress on ADHD em Lisboa.
Coordenador do livro “Urgências Psiquiátricas” com o Dr. Henrique Prata Ribeiro – livro publicado pela editora LIDEL em Abril de 2018.

Local

Centro de Congressos ISEP

Auditório Magno + Sala de Eventos

Morada

R. de São Tomé 166,
4200-072 Porto

De automóvel:

  • 41º10’41.26’’ N | 8º36’32.65” W

De comboio:

  • Para se deslocar ao Porto, poderá utilizar o comboio com destino à estação de São Bento. Depois, poderá deslocar-se de metro para o ISEP, basta apanhar a linha D (Linha amarela), ou outro meio de transporte público.

De avião:

  • O aeroporto mais próximo é o aeroporto Sá Carneiro, a aproximadamente 15 Km de distância. Existem ligações diretas entre o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e a cidade do Porto, com vários horários entre estes dois destinos e preços económicos.

De Metro:

  • LINHA AMARELA(D) | ESTAÇÃO IPO

De STCP (autocarro):

  • 300 | Aliados > Hospital de S. João

  • 301 | Sá da Bandeira > Hospital de S. João

  • 603 | Marquês > Maia

  • 803 | Boavista > Venda Nova

Image

Telefone

963 010 262

e-mail

secretariado@spda.pt

Sócio SPDA

www.spda.pt