fbpx
Workshop Satélite 1

Inicio / Workshop

[WS1]
Intervir para prevenir: O Programa Anos Incríveis na intervenção precoce familiar perante os primeiros sinais de PHDA.

Resumo

O Programa Anos Incríveis – Básico para Pais (Webster-Stratton & Hancock, 1998, 2008) faz parte de um conjunto de programas de educação parental, da autoria de Carolyn Webster-Stratton (Universidade de Washington), conjunto este que inclui, igualmente, versões dirigidas a educadores/professores e às próprias crianças.

O Programa Básico para Pais é destinado a grupos de pais, ou outros prestadores de cuidados parentais, de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 7/8 anos. É implementado em grupos constituídos por 8 a 12 adultos, ao longo de 14 sessões semanais com a duração de 2 horas. Cada grupo de pais é dinamizado por dois profissionais (facilitadores/líderes).

De acordo com a filosofia do programa a ênfase é colocada na relação terapêutica enquanto “processo colaborativo”; no recurso a cenas em vídeo/DVD para facilitar a discussão; na dramatização de situações de interação pais-criança para pôr em prática as competências abordadas nas sessões, modelar comportamentos adequados e suscitar a discussão no grupo; nas atividades recomendadas para casa, para promover a generalização; e no suporte do grupo. Os principais objetivos do programa são: fortalecer as relações pais-criança e encorajar a cooperação desta; incentivar estilos parentais positivos; encorajar imposição de limites efetivos e a definição de regras claras; e promover o uso de estratégias disciplinares não violentas.

Os programas “Anos Incríveis” são baseados em evidências (evidence-based) e provaram ser eficazes: no aumento de práticas parentais positivas e apoiantes; na redução de práticas parentais coercivas e negativas; na redução do número de problemas de comportamento de crianças, em casa ou na escola, nomeadamente problemas de oposição, falta de atenção, impulsividade e hiperatividade; no aumento de aptidões sociais da criança.

O workshop será orientado de acordo com as seguintes temáticas:

  1. Contextualização teórica breve do Programa e da sua implementação em Portugal;
  2. Aplicação do Programa AI a pais de crianças com sintomas de PHDA: ajustamentos, especificidades e implicações clínicas;
  3. Exercícios práticos, destacando os principais componentes e tópicos do Programa relevantes na problemática da PHDA.

Informações.

Data

24/04/2020

Horário

14:30 - 18:30

Local

ISEP

Inscrições limitadas

Nº máx.:40

Formadoras.

Andreia Fernandes Azevedo
Andreia Fernandes AzevedoPsicóloga
É doutorada em Psicologia, na área Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC).
Faz parte da Equipa de Investigação do Projeto Anos Incríveis da FPCE-UC, tendo colaborado nos últimos anos, em diferentes projetos (e.g., Academias do Conhecimento da Gulbenkian, EEA Grants).
É mentora em formação no programa de intervenção parental Anos Incríveis e supervisora credenciada de dinamizadores do mesmo programa.
É formadora de profissionais em áreas como a intervenção com pais, Psicóloga Clínica na área das crianças/adolescentes no Psikontacto e Consultora Científica na Associação Pais como Nós.
Tatiana Carvalho Homem
Tatiana Carvalho HomemPsicóloga
É doutorada em Psicologia, na área Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC).
Faz parte da Equipa de Investigação do Projeto Anos Incríveis da FPCE-UC, tendo colaborado nos últimos anos, em diferentes projetos (e.g., Academias do Conhecimento da Gulbenkian, EEA Grants).
É mentora em formação no programa de intervenção parental Anos Incríveis e supervisora credenciada de dinamizadores do mesmo programa.
É formadora de profissionais em áreas como a intervenção com pais, Psicóloga Clínica na área das crianças/adolescentes no Psikontacto e Co-Fundadora da Associação Pais como Nós.

Local

Centro de Congressos ISEP

Auditório Magno + Sala de Eventos

Morada

R. de São Tomé 166,
4200-072 Porto

De automóvel:

  • 41º10’41.26’’ N | 8º36’32.65” W

De comboio:

  • Para se deslocar ao Porto, poderá utilizar o comboio com destino à estação de São Bento. Depois, poderá deslocar-se de metro para o ISEP, basta apanhar a linha D (Linha amarela), ou outro meio de transporte público.

De avião:

  • O aeroporto mais próximo é o aeroporto Sá Carneiro, a aproximadamente 15 Km de distância. Existem ligações diretas entre o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e a cidade do Porto, com vários horários entre estes dois destinos e preços económicos.

De Metro:

  • LINHA AMARELA(D) | ESTAÇÃO IPO

De STCP (autocarro):

  • 300 | Aliados > Hospital de S. João

  • 301 | Sá da Bandeira > Hospital de S. João

  • 603 | Marquês > Maia

  • 803 | Boavista > Venda Nova

Image

Telefone

963 010 262

e-mail

secretariado@spda.pt

Sócio SPDA

www.spda.pt