fbpx
Palestrantes e Moderadores

Inicio / Congresso

Ana Rodrigues

Prof. Auxiliar, FMH-UL, Lisboa Mesa 3 | Avaliação Psicoeducacional
Mesa 3 | Terapêutica não Farmacológica
Mais Informações

Professora Auxiliar na Faculdade de Motricidade Humana nos cursos de Licenciatura e Mestrado em Reabilitação Psicomotora, Doutoramento em Educação e na Pós Graduação em Educação Especial /Domínio Cognitivo e Motor. Leciona também na Unidade Curricular de Áreas de Aplicação da Psicologia Educacional, do 4º ano do mestrado Integrado em Psicologia, Formadora no Curso de Pós Graduação em Terapia cognitivo comportamental na infância e adolescência, desde 2015, organizada pelo Instituto de Português de Psicologia - Módulo Intitulado: “ Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção”. Formadora acreditada para a área das Perturbações do Desenvolvimento pelo Conselho de Formação Contínua.
Frequência do 5º ano de Psicologia Clinica, na área cognitivo-comportamental. Exerce atividade clinica em Educação Especial e Reabilitação e Intervenção Psicomotora no Pin – Progresso Infantil. 
Membro Fundador da Sociedade Portuguesa de Défice de Atenção – SPDA.

Bruno Vieira de Melo

Terapeuta Ocupacional, Porto Headlines na PHDA: Revisão de artigos selecionados publicados entre 2018 e 2020
Mais Informações

Trabalha como Professor Adjunto Convidado, no curso de Terapia Ocupacional, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto (ESS-IPP), e Coordenador e Terapeuta Ocupacional em contexto clínico.

Doutoramento em Ciências da Educação e Comportamento, do qual resultou uma nova Teoria Etiológica da Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA) com atribuição de nota máxima e distinção; Pós-graduação em Integração Sensorial para Terapeutas Ocupacionais; e Licenciatura em Terapia Ocupacional.

Mantém uma linha de investigação focada no Neurodesenvolvimento, na PHDA e nos processos neurocientíficos do processamento sensorial e motor.

Carlos Nunes Filipe

Psiquiatra, Lisboa Mesa 2 | PHDA, Depressão e Ansiedade no adulto
Moderador | Encontro com Especialista
Mais Informações

Licenciado em Medicina, tem a sub-especialidade de Neurofisiologia Clínica e a Especialidade de Psiquiatria. 

Doutorado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, fez provas de Agregação nessa mesma Faculdade.

Desenvolveu trabalho de investigação em áreas da Fisiologia e da Fisiopatologia do Sistema Nervoso.

Director Científico do CADIn (Centro de Apoio ao Neurodesenvolvimento e Inclusão), em Cascais entre 2005 e 2015.

Regente das Disciplina de Fundamentos de Neurociências na NOVA Medical School/Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa entre 2012 e 2016.

Regente de Fisiologia Médica na NOVA Medical School/Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa desde 2015.

Director Clínico da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (A.P.P.D.A.), Lisboa.

 

Ao longo dos últimos 20 anos, o seu interesse tem sido orientado principalmente para a Neurofisiologia, a Psicopatologia e a Clínica das Perturbações do Desenvolvimento e, em particular, para as manifestações das Perturbações do Desenvolvimento nos adultos.

Catarina Vasconcelos Amaral

Pedopsiquiatra, Guimarães Headlines na PHDA: Revisão de artigos selecionados publicados entre 2018 e 2020

Filipe Glória Silva

Pediatra do Neurodesenvolvimento, Lisboa Moderador | Encontro com Especialista
Mesa 3 | Diagnóstico

João Guerra

Pedopsiquiatra, Porto Mesa 1 | Intervenções na PHDA em meio escolar
Mais Informações

Nota biográfica 

-Assistente Hospitalar Graduado de Pedopsiquiatria do Centro Hospitalar do Porto

(Actualmente: Consulta de perturbações do comportamento alimentar, Consulta de comportamentos autolesivos, Internamento de adolescentes)

-Director de Psicodrama 

-Terapeuta Familiar 

-Formação no Incredible Years Programme (Basic, 2005 e Babies, 2015)

-Pós Graduação em Psicoterapia Psicodinâmica da Criança e do Adolescente

-Pós Graduação em Psicoterapia Cognitiva Narrativa

 

Resumo comunicação 

A PHDA é uma doença de etiologia familiar em que as componentes genética e ambiental têm um papel preponderante.

O objectivo da apresentação é discutir as questões relacionadas com a PHDA nos progenitores e a sua influência no exercício da parentalidade. Este aspecto também se relaciona com a clínica dos filhos e as suas diferentes expressões sintomáticas. 

Joaquim Cerejeira

Psiquiatra, Coimbra Moderador | Mesa 3: O que dizem as principais guidelines e consensos internacionais sobre PHDA relativamente a ...
Mais Informações

Professor Auxiliar de Psiquiatria

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra 

Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior 

José Boavida

Pediatra do Neurodesenvolvimento, Coimbra Mesa 3 | Terapêutica Farmacológica
Mais Informações

Pediatra do Neurodesenvolvimento. 

Investigação clínica em Pediatria do Neurodesenvolvimento

   Coordenador da consulta de PHDA do Hospital Pediátrico – CHUC desde 1989, sendo esta a primeira consulta nesta área em Portugal.

  • Fundador e Presidente da Direção da SPDA – Sociedade Portuguesa de Défice de Atenção

Desenvolvimento do primeiro de base comunitária em Intervenção Precoce na Infância no distrito de Coimbra em 1989. Este projeto foi a base para o atual modelo de IPI em Portugal (DL 281/2009).

  • Fundador (1998) e Pesidente da Direção (até 2008) da Associação Nacional de Intervenção Precoce
  • Comissário Nacional do Ministério da Saúde no Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI)
  • Consultor da direção da Eurlyaid (European Association of Early Intervention). A desenvolver projetos na área da IPI na Ucrânia, Biolorrussia, Moldávia e Servia.

Autor do livro “Compreender a PHDA”

Luís Peralta

Docente de Educação Especial, Coimbra Moderador | Apresentação de Comunicações Poster [P]
Mais Informações

Obteve a sua formação de base no Magistério Primário de Coimbra, fez um CESE em Educação especial, mestrado em Ensino da Língua Portuguesa e concluiu recentemente uma pós-graduação em Administração e Gestão Escolar. Atualmente é docente de educação especial destacado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – Hospital Pediátrico – Centro de Desenvolvimento da Criança onde pertence a diversas equipas. Também exerce funções no Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Cantanhede. É membro fundador da SPDA (Sociedade Portuguesa de Défice de Atenção) e pertence à sua direção.

Ao longo da sua carreira, para além da docência em diversas circunstâncias, desempenhou cargos de chefia, destacando-se a coordenação de diversas Equipas de Coordenação dos Apoios Educativos, a presidência do Conselho Geral e de Associações de Pais, bem como elemento da Comissão Restrita da CPCJ de Mealhada. Formador, organizador e elemento de Comissões Científicas, de diversas formações relacionadas com a educação especial e escola inclusiva.

Micaela Guardiano

Pediatra do Neurodesenvolvimento, Porto Mesa 3 | Factores Etiológicos
Mais Informações

FORMAÇÃO ACADÉMICA

2012 - Ciclo de Estudos Especiais de Pediatria do Neurodesenvolvimento

2005 – Mestrado em Medicina Molecular

1999-2005 – Internato Complementar de Pediatria médica no Centro Hospitalar de S. João (CHSJ) tornando-se especialista em Pediatria Médica

1997 - Licenciatura em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

 

ATIVIDADE CLINICA

2016 - Grau de Consultor da Carreira Especial Médica

Desde 2012 - Coordenação da Unidade de Neurodesenvolvimento do CHSJ

1999-2005 – Internato Complementar de Pediatria médica no Centro Hospitalar de S. João (CHSJ)

1998-1999 – Internato Geral no CHSJ

 

SOCIEDADES CIENTIFICAS

Sociedade Portuguesa de Pediatria

Sociedade Portuguesa de Neurodesenvolvimento ( (Integra os orgâos sociais )

Sociedade Portuguesa de Défice de Atenção (Integra os orgâos sociais / Conselho de Fundadores)

 

ATIVIDADE CIENTIFICA

29 artigos publicados e mais de 90 comunicações em congressos nacionais e internacionais

Miguel Estrada

Especialista em Neurodesenvolvimento e Psicanalista Pediátrico, Lisboa Moderador | Apresentação de Comunicações Poster [P]
Mais Informações

Especialista em neurodesenvolvimento e psicanalista pediátrico. Formado no Reino Unido, iniciou a sua carreira no National Health Service (nos serviços de especialidade de saúde mental de crianças e adolescentes), onde foi também responsável pelo desenho clínico do programa de saúde mental nas escolas no Norte de Londres. Foi director clínico de dois centros de dia para crianças com autismo e é autor de vários livros sobre saúde mental infantil e artigos científicos.

Octávio Moura

Psicólogo, Coimbra Mesa 2 | PHDA e Perturbação Específica de Aprendizagem
Headlines na PHDA: Revisão de artigos selecionados publicados entre 2018 e 2020
Mais Informações

Psicólogo. Doutorado em Neuropsicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC). Investigador Doutorado Integrado do grupo de investigação Neuropsychological Assessment and Ageing Processesdo Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo Comportamental (NAAP-CINEICC) da FPCE-UC. Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria da FPCE-UC. Membro da rede de investigação European Literacy Network. Autor de livros, capítulos e artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais de reconhecido prestígio. Colabora como revisor científico em importantes revistas nacionais e internacionais. Docente no departamento de Formação Avançada do ISPA. Membro do Conselho Científico e docente do Instituto CRIAP. Coordenador científico e docente em pós-graduações, especializações avançadas e cursos nas áreas da neuropsicologia pediátrica, avaliação psicológica e Perturbações do Neurodesenvolvimento (Dislexia, PHDA, …). A nível clínico trabalha em consulta de avaliação e intervenção (neuro)psicológica.

Paula Pires de Matos

Pediatra do Neurodesenvolvimento, Lisboa Moderadora | Headlines na PHDA: Revisão de artigos selecionados publicados entre 2018 e 2020

Sandra Pinho

Psicóloga Clínica, Lisboa Mesa 1 | Coaching em adultos com PHDA
Mais Informações

Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta licenciada pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e Pós Graduada pela Associação Portuguesa de Terapia Comportamental e Cognitiva.

Exerce funções de avaliação psicológica e psicoterapia de adultos no CADIn desde 2005. Exerce funções de coordenação no CADIn desde 2006.

Formadora certificada desde 2004 ministrou múltiplos módulos e ações de formação de adultos nas áreas de desenvolvimento pessoal e social e psicologia social e das organizações.

Sara Pedroso

Pedopsiquiatra, Coimbra Mesa 3 | Diagnóstico diferencial e Comorbilidades

Sónia Figueiroa

Neuropediatra, Porto Moderadora | Intervenção Não Farmacológica na PHDA

Teresa Cartaxo

Pedopsiquiatra, Coimbra Moderadora | Mesa 2: PHDA e Comorbilidades
World Federation of ADHD

Patrocínio Científico:

SPP
Ordem dos Médicos
ABDA

Apoio:

esse
BID-lab
apip
APTF

Quer ser nosso parceiro/patrocinador?

Image

Telefone

963 010 262

e-mail

secretariado@spda.pt

Sócio SPDA

www.spda.pt