Palestrantes

Inicio / Congresso

Palestrantes

MESA 1 - PHDA e Mindfulness

Cátia Almeida

É licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa e exerce actualmente a sua actividade clínica como Pedopsiquiatra no Centro Hospitalar Cova da Beira (Covilhã).

Realizou a especialidade de Psiquiatria da Infância e da Adolescência no Centro Hospitalar Lisboa Central. É pós-graduada em Saúde Mental, em Neurodesenvolvimento e em Análise de dados quantitativos para as Ciências da Saúde pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

É Líder de Pais do programa Básico dos Anos Incríveis, tendo dirigido grupos de Pais de crianças com PHDA em ambiente hospitalar. É sócia e colaboradora da Associação “Mentes Sorridentes”, que promove a aplicação de técnicas de mindfullness em meio escolar.

Colabora como Docente convidada com a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior.

Dulce Gonçalves

FORMAÇÃO ACADÉMICA

  • Formação em Mindfulness (ISPA, Instituto Superior Miguel Torga, Associação Portuguesa para o Mindfulness)
  • Pós-graduação Necessidades Educativas Especiais
  • Mestrado em Literatura e Cultura Portuguesa
  • Licenciatura em Estudos Portugueses

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

  • Professora de Educação Especial 
  • Professora de Língua Portuguesa
  • Professora Auxiliar ISEC (Instituto Superior de Educação e Ciências) e ISCE (Instituto Superior de Ciências Educativas) 
  • Formadora certificada colaborando com - AlmadaForma, Direção Regional dos Assuntos Culturais / DRAC e Centro de Formação de Associação de Escolas da Terceira, S. Jorge e Graciosa (Açores), AlmadaForma, Centro de Formação de Loures Oriental, Centro de Formação de Associação de Escolas da Lezíria-Oeste (CFLO), CENFORES (Loures), DGIDC (Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular - ME), DGLB (Direção Geral do Livro e das Bibliotecas) - Projeto Itinerâncias

PUBLICAÇÕES E PRÉMIOS

  • Prémio Almirante Teixeira da Mota
  • Livros na área de saúde e promoção humana e Literatura infanto-juvenil

 

 


 

Mónica Pinto

Especialidade de Pediatria (H. S. Maria) desde 2001, com perfil de Neurodesenvolvimento e tendo inúmeros trabalhos apresentados e publicados nesta área. Membro do Centro de Desenvolvimento do H. D. Estefânia de 2004 a 2012. Desde 2012, coordenadora do Centro de Neurodesenvolvimento do Hospital Beatriz Ângelo, e exercendo ainda atividade clínica na Clínica Médica Gerações e no Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças (APPT21).

Foi membro da direção da Sociedade de Pediatria do Neurodesenvolvimento.

Associada Efetiva Fundadora da Sociedade Portuguesa de Défice de Atenção.

MESA 2 - PHDA e Pré-escolar

Vânia Miranda

Formação Académica

Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto

Atividade Clínica

Assistente Hospitalar Graduada de Pedopsiquiatria no serviço 0-12 anos do Departamento de Pedopsiquiatria, Centro Hospitalar do Porto.

Assistente Hospitalar Graduada de Pedopsiquiatria na unidade de 1ª Infância, Departamento de Pedopsiquiatria, Centro Hospitalar do Porto.

Internato Complementar no Departamento de Pedopsiquiatria do Hospital Maria Pia.

Internato geral no Hospital de São João.

Actividade cientifica e formações especificas

Intervenção e avaliação nas Pertubações do Espectro do Autismo: Floor-time (programa DIR), escalas ADOS e ADI-R.

Lider de grupos de treino parental do programa “Anos Incriveis”, básico (2-8 anos) e bebés (1º ano de vida).

Formação teórica em terapia familiar pela sociedade portuguesa de terapia familiar.

Colaboração em diversos trabalhos de investigação na área das Perturbações do Espectro do Autismo e Problemas de comportamento

Trabalhos publicados sob o formato de artigos cientificos e livro.

Graça Fernandes

Pedopsiquiatra.

Trabalha no centro hospitalar do Porto, no departamento de Pedopsiquiatria, serviço I. É uma das médicas da Unidade de Primeira Infância que observa crianças dos 0-3 anos e 3-18 nos na consulta do serviço 1. Dirige também o Hospital de dia deste serviço. É uma das responsáveis pela Formação do Internato de Pedopsiquatria.

Tem tido sempre função importante na orientação de internos, tendo em coautoria realizado vários artigos e apresentações em congressos nacionais e internacionais, especialmente na WAIMH.

Tem formação em Intervenções sistémicas/ Terapia familiar e no Programa Anos Incriveis Básico para Pais (tendo coliderado alguns grupos no CHP). É membro da Associação Ser Bébe onde tem desempenhado funções formativas.

João Guerra
  • Assistente Hospitalar Graduado de Pedopsiquiatria do Centro Hospitalar do Porto (Actualmente: Consulta de perturbações do comportamento alimentar, Consulta de comportamentos autolesivos, Internamento de adolescentes) 
  • Director de Psicodrama 
  • Terapeuta Familiar 
  • Formação no Incredible Years Programme (Basic, 2005 e Babies, 2015)
  • Pós Graduação em Psicoterapia Psicodinâmica da Criança e do Adolescente
  • Pós Graduação em Psicoterapia Cognitiva Narrativa
Margarida Almeida

É Mestre em Psicologia na área de Avaliação Psicológica pela FPCE-UC e tem desenvolvido a sua atividade profissional no Centro de Desenvolvimento da Criança (CDC) do Hospital Pediátrico, há 36 anos, no início como Educadora de Infância e posteriormente como psicóloga, nas Consultas de Hiperatividade, Desenvolvimento e Trissomia 21.

Tem colaborado em vários projetos de investigação, nomeadamente, no Projeto “Prevenção/intervenção precoces em distúrbios de comportamento: eficácia de programas parentais e escolares” financiado pela FCT e coordenado pela FPCE-UC.

É líder creditada do programa de educação parental Anos Incríveis e uma das responsáveis pela imlementação do programa no CDC.

MESA 3 - PHDA e novas dependências

Filipe Silva

Especialista em Pediatria desde 2008 com diferenciação na área do Neurodesenvolvimento.

Doutoramento em Medicina na Nova Medical School (NMS) com tese sobre os hábitos de sono das crianças

Coordenador do programa de empreendedorismo social Clube PHDA

Coordenador do Curso de Neurodesenvolvimento da Criança e do Adolescente na NMS

Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Neurodesenvolvimento e da Sociedade Portuguesa de Défice de Atenção

Exerce atividade clínica na Unidade de Neurodesenvolvimento do Hospital CUF Descobertas

João Reis

Assistente Hospitalar de Psiquiatria no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa. Atualmente trabalha em Dependências Comportamentais no Serviço de Alcoologia e Novas Dependências (Clinica 4) e Serviço de Psiquiatria Geriátrica (Clínica 1).

Assistente convidado na Faculdade de Medicina de Lisboa.

Internato Complementar em Psiquiatria no Hospital de Santa Maria onde participou na criação do Núcleo de Utilização Problemática da Internet (NUPI).

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa.

Ivone Patrão

Psicóloga Clínica, com Mestrado e Doutoramento em Psicologia da Saúde (ISPA-Instituto Universitário). Terapeuta Familiar e de Casal (SPTF).

Desenvolve há vários anos intervenção clinica no Serviço Nacional de Saúde, com crianças, jovens e famílias, em especifico nos últimos anos na área das dependências da tecnologia.

Docente e investigadora (ISPA-IU, Grupo de Investigação Promoting Human Potential), com publicação de vários artigos científicos e livros. Consulta de comportamentos e dependências online na Clinica ISPA. 

Paula Santos

Licenciada em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental pela FPCE-Universidade de Coimbra

Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela FPCE-Universidade de Coimbra

Pós-graduada em Dependências pela área de Psiquiatria da Universidad de Badajoz.

Terapeuta Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.

Neuropsicóloga Clinica pela Sociedade Portuguesa de Neuropsicologia Clínica.

Especialista em Psicologia Clinica pela Ordem do Psicólogos Portugueses. Igualmente detentora do grau de especialidade avançada de Neuropsicologia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Atualmente Psicóloga Clínica na UD- Centro das Taipas, serviço da DICAD-Departamento de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências da ARSLVT.

MESA 4 - PHDA: Diagnóstico e Intervenção

Rita Gonçalves

Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Atualmente interna do 5º ano de Formação Específica em Psiquiatria da Infância e Adolescência no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto Português de Psicologia e Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento, atualmente a finalizar a fase de supervisão. Formação em Treino Parental "Incredible Years Basic” e no programa UCLA PEERS® de treino Competências Sociais para Adolescentes com Perturbações Desenvolvimentais e do Espectro do Autismo.

Formação em Intervenção Sistémica e Familiar pela Delegação do Norte da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. 

Sandra Pinho

Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta licenciada pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e Pós Graduada pela Associação Portuguesa de Terapia Comportamental e Cognitiva.

Exerce funções de avaliação psicológica e psicoterapia de adultos no CADIn desde 2005. Exerce funções de coordenação no CADIn desde 2006.

Formadora certificada desde 2004 ministrou múltiplos módulos e ações de formação de adultos nas áreas de desenvolvimento pessoal e social e psicologia social e das organizações.

Patrocinio Científico

Ordem dos Médicos
SPP

Acreditação

CCPFC/AAC

Informações úteis
Registo: CCPFC/ACC-100394/18,
Nº de horas acreditadas: 15
Válida até: 05-03-2021
Modalidade: Curso de Formação, Destinado a: Educadores de Infância, Professores dos ensinos básicos e secundário, Professores de Educação Especial
CFIAP

OS NOSSOS PARCEIROS

BID-lab
Turismo Centro Portugal
Atualmed
CP - Comboios de Portugal
FCTUC

Apoios

JnJ
Azevedos
Lilly
Bial

Telefone

963 010 262

e-mail

secretariado@spda.pt

Sócio SPDA

www.spda.pt